VIDA LONGA AOS OBSERVADORES DE AVES!
Maio de 2008. Eu participava do meu primeiro Avistar. Naquela época já atuava como guia de observação de natureza na Canastra e colecionava registros fotográficos das belezas naturais da minha terra, mas ainda não tinha a dimensão do que viria a se tornar a observação de aves no Brasil e na minha vida em um futuro tão próximo. Durante o evento daquele ano, conheci pessoalmente um monte de gente, alguns dos quais viriam a se tornaram amigos do peito. Assisti palestras, participei de atividades, lançamentos de livros inspiradores, e me lembro de ter pensado que talvez no futuro pudesse estar de volta àquele evento, quem sabe apresentando o meu trabalho na forma de um livro que falasse de duas de minhas grandes paixões, as aves e a Serra da Canastra.
Exposição "SERRA DA CANASTRA: refúgio das aves do cerrado" no Avistar Brasil - Instituto Butantã - São Paulo SP.
Falando sobre passarinhos e apresentando o livro "SERRA DA CANASTRA: refúgio das aves do cerrado".
Discutindo birdwatching, meio ambiente e conservação da Serra da Canastra.
Apresentando a exposição ao programa "Terra da Gente". Foto: Camila Machado.
Maio de 2018. Exatamente dez anos se passaram. Muitas amizades nasceram e se consolidaram, experiências foram compartilhadas, projetos sonhados (alguns executados, outros ficaram pelo caminho) prêmios recebidos... ao longo desses dez anos, a observação de aves me trouxe alegrias e me colocou em contato com pessoas incríveis, que eu jamais conheceria, não fosse a paixão em comum pelos fantásticos seres emplumados.

Tudo graças ao idealismo de pessoas que tomam a divulgação e defesa da natureza como lema de vida. É bonito ver como a comunidade de observadores no Brasil tem crescido de forma unida e ao mesmo tempo coesa e diversa.

Por isso, hoje, apresentar o meu trabalho neste evento tão significativo para a comunidade de amantes da natureza brasileira é para mim, sobretudo, uma realização pessoal.

Parabéns e obrigado a todos que de alguma forma fazem parte dessa jornada.

Vida longa ao Avistar! Vida longa à observação de aves! Vida Longa à Serra da Canastra!

Com o amigo Luciano Lima, autor do livro "Aves de Paraty". Foto: Camila Machado.
João Marcos Rosa e Gustavo Nolasco: Jardins da Arara de Lear.
Autores: Alessandro, Luciano, Norton, Lorena e Luis: Aves como inspiração.
Arte em grafite do artista Denis Balduino.
E aquele momento que faz tudo valer a pena!