Foto vencedora do I Prêmio Jaguara de Fotografia 2011

Hoje tive a feliz notícia de que uma foto minha foi a venceroa do 1º Lugar no I Prêmio Jaguara de Fotografia.

O concurso divulga o universo artístico-cultural regional, promovendo a arte da Fotografia e colaborando com a carreira de artistas emergentes. A curadoria ficou por conta do produtor cultural e fotógrafo Ernani Baraldi.

A imagem vencedora retrata uma andorinha-do-rio (Tachycineta albiventer) fotografada às margens do Rio Grande no momento em que observava o vôo de uma abelha indígena. Essas andorinhas são bem comuns na região e estão presentes por aqui durante quasto todo o ano. Fiz a foto quando percebi a andorinha pousada sobre um tronco já apodrecido, e ao que parece, o velho troco era a morada do inseto que não parava de voar em torno dele, como que tentando afugentar a ave. Usei uma velocidade alta para congelar o movimento e tive a sorte de fazer o registro bem no momento em que a andoria parecia "olhar" para a abelha.

O Parque Náutico de Jaguara tem se destacado na região como referência na promoção de projetos culturais e fomento turístico. Enfim, uma empresa preocupada com o desenvolvimento sustentável e com a valorização do ser humano e suas expressões artísticas/sociais. A a iniciativa de se realizar I Prêmio de Fotografia só vem confirmar esse fato.

Parabéns e obrigado a toda equipe do PNJ pela bela iniciativa!

Foto  vencedora do I Prêmio Jaguara de Fotografia 2011